Garanhuns fica no agreste de Pernambuco. E nessa época do ano o clima por lá é bem frio, podendo chegar até aos 9ºC. Bom, ainda bem que durante minha passagem por lá a temperatura ficou numa média de 17ºC.
Mas, o que me levou a Garanhuns esses dias não foi o frio e sim a programação do Festival de Inverno de lá, que é super bacana. Em apenas um final de semana pude curtir em praça pública os shows de Fernanda Abreu, Mombojó, Lenine e Rita Lee. Mas, além deles, outras grandes atrações participaram do evento, que mobiliza toda a cidade em nome da cultura. Se pudesse teria ficado mais um pouco.
Curiosidades
Garanhuns tem vários apelidos carinhosos, como: Cidade das Flores, Suíça Nordestina e Cidade da Garoa. Agradável no clima, nas paisagens e na hospitalidade dos moradores.
Na Praça Tavares Correia, existe um relógio super famoso, ponto de parada obrigatório para todos os turistas. Construído em 1979 o “Relógio das Flores” funciona de verdade, graças a uma tecnologia que usa cristais de quartzo. Durante os dias em que o Festival de Inverno agita a cidade, esse e outros pontos turísticos de Garanhuns só podem ser fotografados assim ... com filas daqueles que querem levar uma lembrança de uma das poucas cidades nordestinas que conservam um clima tão agradável.