Apesar de ver o número de usuários no Twitter aumentar a cada dia, ainda conheço muita gente que não faz parte dessa rede e não vê sentindo em participar. Por outro lado, conheço alguns marinheiros de primeira viagem querendo entender o micro blog. Por isso, resolvi usar um espaço no meu querido blog para falar desse “novo point”, antes que o Novo Twitter comece a funcionar e enlouqueça os novatos.
No Twitter quem tem perfil tem que ter um @grudado ao nome. O meu é @nandina27. E se você também não consegue fugir de um apelido, junta-se a ele, mas não esqueça da sua @). Aliás, se seu perfil é mais formal ou representa uma marca melhor fugir dele.
Então é isso: para falar COM ou DE alguém use sempre @antesdonome do perfil da pessoa.
O twitter te obriga a ser objetivo. Quer vender teu peixe? Ok! Você tem 140 caracteres (incluindo os espaços entre eles) pra falar.
Vale dizer o que tá fazendo, pensando, dar opinião sobre cinema, TV, política, esporte, cultura e se puder compartilhar o link, melhor ainda.
Falando em compartilhar link, o ideal é usar encurtadores de URLs, disponíveis no site migre.com ou bit.ly
Para compartilhar fotos é preciso logar em sites como o twitpic.com, mas quando o Novo Twitter estiver disponível para todos os usuários não vai ser preciso sair da página para isso.
Outro site/ferramenta de sucesso no Twitter é o “twitcam.com”. Por ele dá pra fazer transmissão ao vivo de qualquer momento usando apenas uma webcam.
Os assuntos mais comentados da rede, no Brasil e no mundo, são listados nos Trending Topics, os famosos TT´s (que ficam no menu lateral direito da página da Web).
Para promover um TT ou simplesmente destacar o assunto que você está falando use um hastag. Exemplo: #AssuntoTudoJunto&SemAcentos
Quem retuita, consente? Sim... e não! Apertar o botão do Retweet pra algo interessante, inteligente ou engraçado que se leu pode sim, ser considerado com “concordar”, mas quando se encontra espaço pra dar RT e comentar, é possível “discordar”, mesmo que seja com uma carinha do tipo: ;0/ =O também é possível reforçar uma ideia. E eu sempre faço meus comentários antes do RT.
Bom, basicamente é isso. Siiiim, só mais uma coisa: pra seguir, clique em “Follow”, pra deixar de seguir “Unfollow”.
O vídeo abaixo é de uma matéria que fiz sobre o assunto com @thaisecarvalho para o @PROGDIVERSIDADE da TV Itararé, afiliada a TV Cultura na Paraíba.
domingo, 19 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário