Há dois anos atrás, quando eu disse que estava mudando do Rio de Janeiro pra Paraíba, uma amiga do trabalho entrou no Google e de repente soltou um supreso “caraca!” Em seguida completou dizendo: na Paraíba tem prédio?! Heim??? Como assim??? (rs) Claro que tem... prédio, trânsito, semáforos, Coca-cola, Mac Donald’s, teatros, cinemas, gente... enfim... Cidades como Campina Grande (PB), Crato (CE), Juazeiro do Norte (CE), Petrolina (PE), Feira de Santana (Ba) já não possuem mais aqueles ares bucólicos de interior.
Achar que o Nordeste é (exclusivamente) um enorme cenário de filme ou novela regional é bem comum para alguns brasileiros que moram nas bandas de baixo do nosso mapa. Uma mentalidade bem distorcida da realidade, porém existem sim (ainda bem) aquelas cidades pequenas, de ruas largas, casarios históricos, gente andando no meio da rua, motociclistas sem capacete, praça em frente a igreja matriz, criança indo a pé pra escola, vovô na cadeira de balanço na calçada...
E apesar de preferir o caos urbano, tive o privilégio de conhecer algumas cidades que ainda preservam sua arquitetura, suas tradições e história.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário